Soluções

Navegue por temas
comercio exterior2

Comércio Exterior

A NSI BYSOFT é uma empresa que possui a mais completa solução para comércio exterior, o ECOMEX SUITE está dividido em três módulos operacionais – Importação, Exportação e Câmbio, além de módulos específicos para o controle de regimes aduaneiros especiais .

Importação

Do pedido de compras ao recebimento dos materiais, tenha um controle apurado com o módulo de importação.

Este módulo tem como objetivo prover ao departamento de importação a administração total de seus processos, desde sua negociação com o exportador até seu recebimento físico.

Durante este processo, o ECOMEX Importação permite o gerenciamento de toda a logística envolvida e de todo serviço nacional ou internacional prestado, bem como o controle alfandegário das mercadorias. Todos estes controles são mantidos com a mais alta eficiência e qualidade, promovendo ganhos de desempenho, produtividade e confiabilidade nas informações gerenciadas.

 

Abrangência

O ECOMEX Importação acessa, do ERP ao qual ele está integrado, todas as “informações base” para a geração dos processos de importação, como itens de estoque, fornecedores, pedidos de compras etc.

Em seguida, processa e dá aos dados tratamentos pertinentes à importação, enviando ao ERP integrado, como resultado final do processo, informações que alimentam seu módulo de contas a pagar e receber.

Além disso, o ECOMEX Importação possibilita que as faturas comerciais, conhecimentos de transporte, consolidações de embarque e numerários sejam carregados via Interface Aberta (Open Interface).

Por intermédio destas interfaces, todas as faturas comerciais são criadas automaticamente no ECOMEX Importação e consolidadas em um processo de embarque. A partir daí, iniciam-se os controles gerenciais por meio da instrução de embarque, cronograma, conhecimento de transporte, diário de embarque e acompanhamentos.

No processo, também são disponibilizados os controles para o desembaraço, desde o embarque até o recebimento físico, tornando possível com uma interferência mínima do usuário, elaborar e registrar a declaração de importação, emitir as guias de recolhimento/exoneração de tributos e as notas fiscais de entrada e complementar.

Permitindo uma ampla gama de consultas e emissão de relatórios, o ECOMEX Importação é uma ferramenta indispensável para análises gerenciais e estatísticas.

 

Algumas Funcionalidades do ECOMEX Importação:

 

  • Consolidação de faturas em diversas moedas, INCOTERMS e exportadores num único embarque;
  • Interfaces de entrada parametrizáveis para: faturas comerciais, conhecimentos de transporte e numerários
  • Controles gerenciais de acompanhamento das principais etapas do processo de importação em diversos níveis;
  • “Inteligência fiscal” para programação de regras dos benefícios fiscais aos impostos da importação, permitindo ao sistema indicar automaticamente o benefício mais adequado no momento da geração de uma declaração;
  • Processos automatizados para geração de faturas comerciais, embarques, licenças e declarações de importação;
  • Possibilidade de dedução automática das ordens de compra para as faturas comerciais criadas;

 

  • Consulta gráfica de acompanhamento das etapas do processo da importação;
  • Integração com o SISCOMEX: carga das tabelas gerais para o ECOMEX Importação e envio das licenças, declarações e retificações para a Receita Federal;
  • Simulador de custo;
  • Geração automática das datas previstas do cronograma do embarque;
  • Emissão automática de notas fiscais de entrada e complementar, baseada na declaração de importação e despesas de desembaraço;

Exportação

Simplifique e automatize o controle de suas exportações com o ECOMEX Exportação e libere recursos para você focar no seu negócio principal.

Este módulo tem como objetivo prover ao departamento de exportação a administração total de seus processos, iniciando pela negociação até o recebimento do material pelo cliente.
Para acompanhar de forma natural o fluxo da exportação, o ECOMEX Exportação foi dividido em fases que agrupam funcionalidades que permitem controlar e gerar as informações relativas a Ordens de Vendas, Embarques, Documentação, Certificação e integração com o SISCOMEX.

Todos estes controles são mantidos com a maior eficiência e qualidade, promovendo ganhos de desempenho, produtividade e confiabilidade nas informações gerenciadas.

Abrangência

Quando integrado ao ERP da empresa, o ECOMEX Exportação torna acessível em tempo real, as “informações base” para a geração dos processos, como itens de estoque e descrições, clientes, pedidos de vendas, remessas para embarque, entre outras. As remessas carregadas dos ERP’s são automaticamente complementadas com as informações relativas à exportação, mediante uma parametrização completa dos itens de estoque, clientes e parceiros. Com uma interferência mínima do usuário, as Faturas Comerciais e os Embarques (consolidados ou não) são gerados no ECOMEX Exportação já preparados para a emissão de toda a documentação e integração com o SISCOMEX.

Dotado de parametrização de idiomas, o sistema já vem preparado para a geração de toda a documentação em inglês, espanhol e português, como Faturas PROFORMA e Comercial, Packing List, Instruções de Embarques e Certificados de Origem (FORM A, MERCOSUL, ALADI, CHILE etc).

O RE e a DSE são gerados de forma automática e transmitidos para o SISCOMEX através do emulador da própria Receita Federal, o “iww”.

O ECOMEX Exportação possui um módulo para administração de Carta de Crédito, que garante não somente o controle da vinculação das exportações, saldos e versões, como também a emissão dos documentos em conformidade com as informações e descrições contidas na Carta de Crédito.

 

Algumas Funcionalidades do ECOMEX Exportação:

 

  • Carga automática das remessas do ERP para os embarques do ECOMEX, evitando erros e duplicidade de digitação;
  • Faturas comerciais e Embarques gerados automaticamente, mediante a parametrização completa de itens de estoque, clientes, parceiros;
  • Todos os documentos e certificados têm seu layout desenhado pelo sistema, inclusive com logotipos digitalizados e assinaturas eletrônicas;
  • RE e DSE são transmitidos para o SISCOMEX de forma automática e utilizando o emulador da própria Receita Federal;
  • Geração do RE por Fatura Comercial ou Embarque consolidado;
  • Permite a visualização dos RE’s antes da transmissão para o SISCOMEX;
  • Os documentos podem ser enviados como anexos de e-mails, sem necessidade de impressão;
  • Relatórios com layout ajustável e multi-idiomas;
  • Os cálculos e rateios são feitos por meio da parametrização de fórmulas matemáticas;
  • Controle sobre embalagens retornáveis;
  • Controle de inconsistências na geração dos documentos, certificados e RE’s permite que o usuário identifique a inconsistência e faça a correção com maior facilidade e segurança."

Câmbio

Reforce o time financeiro de sua empresa: o ECOMEX Cambio é totalmente integrado aos módulos de Importação e Exportação do ECOMEX e aos principais sistemas de gestão do mercado.

O objetivo deste módulo é garantir que todas as faturas, relativas à importação e à exportação registradas no sistema, sejam efetivamente pagas ou recebidas dentro dos prazos negociados.

Mantendo interfaces automáticas com os módulos de importação e exportação do ECOMEX e com os módulos de Contabilidade, Contas a Pagar e Receber dos ERP’s, o sistema libera os funcionários da área de câmbio para se dedicarem com maior atenção e tranqüilidade às cotações, fechamento dos contratos e análises do fluxo de caixa. Isso só é possível devido ao alto nível de integração on-line oferecido pelo ECOMEX Câmbio.

Abrangência

Com o ECOMEX Câmbio, a própria área de câmbio da empresa ou sua corretora realiza as cotações e fechamentos de contratos. Combinando filtros, uma ferramenta de simulação gera lotes de documentos (faturas comerciais) de pagamentos ou recebimentos, permitindo, por exemplo, selecionar os pagamentos de um fornecedor para determinada data e moeda ou os recebimentos para uma moeda e um intervalo de datas de vencimento, entre outras seleções.
Para fins de documentação ou auditoria, é possível efetuar cotações de todos os lotes gerados e registrar suas informações, gerando os contratos de câmbio para os documentos dos lotes cotados, além de efetuar cotações de empréstimos como contratos de ACC.

O sistema também permite o controle de comissões e de despesas (numerários), além da emissão de documentos como saques, cartas-remessa, notas de crédito de comissões, “STATEMENT OF ACCOUNT” e minuta de contrato para corretoras.

Assim como o processo de liquidação, os financiamentos de importações e exportações são totalmente controlados pelo sistema, permitindo liquidações parciais e cálculo de juros de deságio. No caso de importação à vista ou financiada, as informações dos contratos são transferidas automaticamente do ECOMEX Câmbio para o ECOMEX Importação, antes do registro da DI.

Existem várias possibilidades de consultas e relatórios que permitem gerenciar todas as informações relativas aos pagamentos e recebimentos internacionais, em qualquer moeda, como documentos vencidos e a vencer, limites de crédito dos clientes, contratos com saldo em aberto etc.

 

Algumas Funcionalidades do ECOMEX Câmbio:

 

  • Interfaces automáticas com os módulos de Contabilidade, Contas a Pagar e Contas a Receber dos ERP’s
  • Flexibilidade no agrupamento de pagamentos ou recebimentos mediante a geração de lotes
  • Automatização do processo de geração dos contratos de câmbio por meio da estrutura de cotação
  • Liquidação automática dos títulos vinculados a contratos do tipo “Pronto”
  • Configuração de despesas para geração automática, utilizando o cadastro de regras, tais como Despesas Bancárias, Corretagem, IRRF e Deságio
  • Emissão de documentos como: Minutas, Cartas-Remessa, Saque etc.

Regimes Especiais

Regimes Especiais, Drawback, Recof, Repetro, IN 513/05, Depósito Especial (DE) e Depósito Afiançado (DAF)

 

 

nsi2

Solicite um Contato